A História da Fivebucks

No post de hoje decidimos contar um pouco sobre a nossa trajetória. A história começa há 9 anos atrás quando Pedro, aos 19 anos, que curtia andar de skate e já desenhava, teve a ideia de criar uma coleção cápsula de camisetas para presentear alguns de seus amigos skatistas. Sem o intuito de vender, as primeiras camisetas tinham a estampa do que posteriormente se tornou a logo da Fivebucks. Apesar de o projeto ter sido bem recebido e do estímulo da galera, Pedro deixou a ideia de oficializar a marca de lado.

Na foto, os três proprietários e amigos. Da esquerda para a direita: Daniel, Gabriel e Pedro.


Dois anos depois, em 2014, um de seus amigos, Daniel Mayer começou a demonstrar interesse e até pediu para Pedro se poderia assumir, por conta, o que viria a ser a Fivebucks. Pedro pensava em começar outra marca, com outra identidade visual, mas Daniel insistiu na logo que já existia e, depois de muita conversa, consolidaram a sociedade que começou a tirar esse plano do papel. Começaram, então, a vender para amigos e colegas da faculdade, e participar de bazares e feiras locais.


Mais um ano se passou e Gabriel, amigo dos dois sócios e que já ajudava quando precisavam, entrou para a sociedade também. Os três seguiram juntos e, depois de seis meses, com o aumento do fluxo de clientes, sentiram necessidade de ter ao menos um showroom para receber as pessoas e mostrar os produtos. Assim, montaram a primeira loja física da Five, um espaço pequeno que eles chamavam de “garagem”. Nessa época, já começavam a fazer algumas vendas para pessoas de outras cidades através das redes sociais.

Da esquerda para a direita: Daniel, Pedro e Gabriel.


Em 2017 estrearam a loja online e, um ano depois, mudaram do showroom para a loja conceito que tanto curtimos até hoje. Em 2020, no começo da pandemia, Pedro decidiu sair da marca para focar no seu trabalho como tatuador, mas ainda faz ilustrações exclusivas para as peças da Five – inclusive, o estúdio onde trabalha é na sala ao lado da loja.


Os três contam que a principal ideia por trás da Fivebucks era trazer para o mercado nacional uma marca focada em streetwear, com estampas diferentes, de pegada old school, e que tivesse uma linguagem mais debochada e explícita, algo que remetesse à cultura do skate que todos gostavam e faziam parte. Chegaram a criar o slogan “No respect, just fun” inspirado nos skatistas “raiz”, que invadiam as casas para dar seu rolê nas piscinas vazias. Mas vale lembrar que a marca não é a favor do desrespeito, mas acredita em curtir o momento, mesmo em situações adversas, e não deixar que outros desconsiderem suas vontades também.

Da esquerda para a direita: Pedro, Daniel e Gabriel.


© 2020 Fivebucks Company